Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Horta Biológica

Todo sobre o cultivo biológico em Portugal.

Qual a melhor variedade de morango para cultivar no verão

13.04.21 | Яitual

Qual a melhor variedade de morango para cultivar no verão

Qual a melhor variedade de morango para cultivar no verão? As variedades de morangos dividem-se em 2 categorias, variedades de dias curtos e variedade de dias neutros. Saiba o que é um morangueiro remontante.

Conhecer as características das variedades, comportamento e manejo são fatores fundamentais para obter todo o potencial produtivo do morango. Atualmente, as variedades de morangos estão divididas em dois grupos - as de dia curto e as neutras ao fotoperíodo.

Saber qual a melhor variedade de morango para cultivar no verão é fundamental

  • Variedades de dias curto - São chamadas variedades de dias curto em função de serem plantadas no outono, quando os dias são mais curtos.  A época ideal para o seu cultivo decorre entre os meses de Outubro, Novembro e Dezembro. Destacam-se neste grupo as variedades Camarosa e Ventana.

O Morangueiro Camarosa é a variedade de morangueiro mais cultivada em todo o mundo (cerca de 60% da produção mundial). A enorme popularidade dos Morangos Camarosa deve-se à sua grande adaptabilidade às condições climáticas, excecionais características organoléticas e elevada produtividade (pode produzir frutos durante 6 a 7 meses do ano). O Camarosa é um morangueiro não remontante de ciclo precoce, ou seja, necessita de dias curtos para induzir o aparecimento das flores e dos frutos e como tal tem a capacidade de produzir morangos cedo, a partir do início da Primavera.

Os Morangueiros Camarosa são morangueiros não remontantes e a época ideal para o seu cultivo decorre entre os meses de Outubro, Novembro e Dezembro. Os Morangueiros Camarosa gostam de exposição ao sol e preferem solos enriquecidos com matéria orgânica, soltos e permeáveis. Espaçamento: 35 cm entre linhas e 25 cm entre plantas. Podem-se cultivar no campo, estufas, hortas, jardins e em vasos.

O Morangueiro Ventana é uma variedade de morangueiro que possui muitas semelhanças com o Camarosa. Não é tão popular, por ser mais recente e menos conhecido, mas possui ligeiras vantagens. A adaptabilidade dos Morangos Ventana às condições climáticas é igualmente elevada, assim como a qualidade das suas características organoléticas, que também são excecionais.

O fruto do Morangueiro Ventana é ligeiramente maior que o fruto do Camarosa e a planta é mais alta, o que facilita a recolha dos frutos. No início da produção, produz mais que o Camarosa e com uma percentagem de deformação dos frutos um pouco menor, devido a uma melhor polinização em condições adversas.

O Ventana é um morangueiro não remontante de ciclo precoce, ou seja, necessita de dias curtos para induzir o aparecimento das flores e dos frutos e como tal tem a capacidade de produzir morangos cedo, a partir do início da Primavera.

Os Morangueiros Ventana são morangueiros não remontantes e a época ideal para o seu cultivo decorre entre os meses de Outubro, Novembro e Dezembro. Os Morangueiros Ventana gostam de exposição ao sol e preferem solos enriquecidos com matéria orgânica, soltos e permeáveis. Espaçamento: 35 cm entre linhas e 25 cm entre plantas. Podem-se cultivar no campo, estufas, hortas, jardins e em vasos.

  • Variedades de dia neutro - São chamados de morangos remontantes, ou seja, necessita de dias longos para induzir o aparecimento das flores e dos frutos e como tal têm a capacidade de produzir durante a maior parte do ano. De entre estes saiba qual a melhor variedade de morango para cultivar no verão. A época ideal para o cultivo ao ar livre é principalmente entre a Primavera e finais do Verão. Destacam-se neste grupo as variedades Seascape, Diamante, Aromas, Albion, Monterrey e San Andreas.

O Morangueiro Albion é uma variedade de morangueiro que produz morangos de sabor excecional. Os Morangos Albion são extremamente populares devido à sua qualidade organolética, produtividade e poder de conservação. Têm a capacidade de produzir durante todo o Verão e parte do Outono. Os Morangos Albion possuem uma polpa densa, de sabor inigualável.

O morangueiro Portola é uma variedade com cultivo de dia neutro e muito adaptável que pode, portanto, oferecer produção durante todo o período padrão de colheita e se adequar a realidade de diversas situações ambientais. Muitas pessoas chamam a variedade de morango “Portola” de uma versão melhorada do famoso “Albion”, que superou a sua produção e sabor. Os frutos do "Portola" são formados a cada inflorescência, então o rendimento da variedade é 35% maior que o "Albion".

Se procura saber qual a melhor variedade de morango para cultivar no verão, a variedade San Andreas, está entre elas. O Morangueiro San Andreas é uma variedade de morangueiro que produz morangos muito saborosos.

Para além do seu excelente sabor, os Morangos San Andreas são também muito apreciados devido à sua elevada produtividade e grande capacidade de resistir a doenças.

O San Andreas é um morangueiro remontante, ou seja, necessita de dias longos para induzir o aparecimento das flores e dos frutos e como tal têm a capacidade de produzir durante a maior parte do ano. Os Morangos San Andreas possuem uma polpa densa, firme e muito aromática.

Os Morangueiros San Andreas são morangueiros remontantes e dependendo do local e técnica de cultivo adoptada, podem-se plantar e replantar durante praticamente todo o ano. A época ideal para o cultivo ao ar livre é principalmente entre a Primavera e finais do Verão.

Os Morangueiros San Andreas são resistentes à Anthracnosis, Verticillium, Phytophthora e a pragas como o aranhiço vermelho. Gostam de exposição ao sol e preferem solos enriquecidos com matéria orgânica, soltos e permeáveis. Espaçamento: 35 cm entre linhas e 25 cm entre plantas. Podem-se cultivar no campo, estufas, hortas, jardins e em vasos. Saiba também como cultivar morango em saco.