Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Horta Biológica

Todo sobre o cultivo biológico em Portugal.

Qual a melhor minhoca para fazer compostagem?

02.04.21 | Яitual

Qual a melhor minhoca para fazer compostagem?

Sabe qual a melhor minhoca para fazer compostagem? A resposta é - Enesia Fetida, também conhecida como minhoca-vermelha, minhoca californiana, Enesia Foetida, minhoca-vervelha-fétida. É das espécies mais pequenas de minhoca: mede entre os 6 e os 8 cm de comprimento, e 3 a 5 mm de diâmetro.

Exibe uma coloração avermelhada, mais acentuada na face dorsal. A extremidade anterior é ligeiramente mais afilada que a posterior. Possui 8 cerdas emparelhadas em cada anel. O corpo é constituído por 110 a 140 anéis. Os indivíduos desta espécie vivem, em meio artificial, 2 a 3 anos. Trata-se de uma espécie hermafrodita, protândrica. Forma casulos no interior dos quais ocorre a fertilização do óvulo e o desenvolvimento embrionário. A maturidade sexual é atingida ao terceiro mês de vida. Depois, a cada 10 dias, deposita um casulo que pode conter entre e 2 e 10 embriões, os quais eclodem 14 a 20 dias mais tarde. Produzem entre 90 a 120 casulos/ano.

Qual a melhor minhoca para fazer compostagem?

Já vimos que a melhor minhoca para fazer húmus é a Enesia Fetida. Trata-se de uma espécie terrestre e epigeica: vive na manta-morta, em ambientes húmidos e na escuridão. É detritívora e grande produtora de húmus. É muito voraz, estimando-se que pode comer por dia, o equivalente ao seu peso. Por esta razão é correntemente utilizada em vermicompostagem.

Trata-se de uma espécie originária da Europa que se encontra distribuída por vários continentes. Ocorre em todo o território de Portugal. No nosso país é muito usual usar a minhoca Lumbricus terrestris ou minhoca da terra, mas ela não é tão eficaz.

Quantas minhocas necessito para fazer húmus de minhoca?

A recomendação da especialista em resíduos sólidos da North Carolina State University, Rhonda Sherman, é de cerca de 5 kg de minhocas para uma área de 1 m². As minhocas vermelhas californianas consomem diariamente metade do seu peso em nutrientes, ou seja, se você produzir 2 kg de resíduos por dia, a quantidade ideal é o dobro do peso em minhocas – 4 kg. Para calcular quantos restos produz diariamente, siga os passos seguintes:
 
– num saco, coloca os restos de cozinha produzidos num dia e que podem ser dados às minhocas e pesa;
 
– repete a pesagem durante uma semana;
 
– divida o total do peso de todos os dias da semana por sete, este valor será a média de produção semanal;
 
Comprar 4 kg de minhocas pode ser caro, por isso, pode começar com menos e deixá-las reproduzir-se. Demora mais tempo, claro, mas é uma solução mais económica.
 
Pode adquirir as suas minhocas online, em lojas especializadas, O Minhocário ou Eco Growing.
 
Agora que sabe qual a melhor minhoca para fazer compostagem comesse já a fazer o seu composto.