Como fazer um vermicompostor caseiro?
Aprenda como fazer um vermicompostor caseiro. Um compostor, minhocário para decompor alimentos orgânicos. A vermicompostagem é uma forma de compostagem que conta com o trabalho das minhocas em conjunto com outros microrganismos naturais. Este processo biológico é uma opção de transformação do lixo orgânico que ainda produz um substrato rico em nutrientes para adubar as plantas.
Vídeo de como fazer um vermicompostor caseiro
Por utilizar minhocas, o processo é muito mais rápido que a compostagem tradicional, pois os vermes aceleram o processo de decomposição da matéria orgânica.
O substrato formado no tratamento do resíduo orgânico é o húmus de minhoca. Um fertilizante muito rico em nutrientes. O húmus é inodoro, leve, macio, solto, no final do processo apresenta-se granulado e rico em minerais que são absorvidos pelas plantas. O seu pH neutro permite que o adubo seja colocado diretamente sobre as raízes das plantas sem causar danos a elas, como queimaduras.
O que pode adicionar ao vermicompostor?
Embora a alimentação das minhocas possa variar de espécie para espécie, as minhocas comem principalmente: fruta e vegetais, batatas, caixas de ovo, borras de café ou cascas de ovo. Mas, nem todos os tipos de resíduos podem ser dados às minhocas, pois são prejudiciais à sua saúde, coisas como citrinos (limão, lima, laranja), carne, peixe, marisco, saladas temperadas com vinagre e óleos, fritos, cinzas, são um não no que toca à alimentação.
Começar a vermicompostagem
Agora que sabe como fazer um vermicompostor caseiro é hora de começar.