Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Horta Biológica

Todo sobre o cultivo biológico em Portugal.

Como fazer fertilizante de algas marinhas?

02.04.21 | Яitual

Como fazer fertilizante de algas marinhas?

Neste artigo vamos ensinar como fazer fertilizante de algas marinhas. Os nutrientes do jardim das algas marinhas são relativamente baixos em nitrogénio e fósforo, mas contêm cerca de 60 outros oligoelementos, bem como preventivos de fungos e doenças. O uso de algas marinhas como adubo melhora a consistência do solo e aumenta a retenção de água em solos arenosos ou granulados e pode ser usado como curativo na parte superior ou lateral.

Alguns países têm regras relativas à proteção do meio ambiente costeiro, que podem incluir a colheita de algas marinhas.

Aprenda como fazer fertilizante de algas marinhas

Existem algas verdes, castanhas, vermelhas e todas possuem diferentes nutrientes. Portanto, tente apanhar algas de cores diferentes.

Existem algas verdes, castanhas, vermelhas e todas possuem diferentes nutrientes. Portanto, tente apanhar algas de cores diferentes.

Vamos agora fazer fertilizante de algas caseiro.

1. Depois das algas apanhadas passe-as bem por água corrente para as lavar. Encha um balde com as algas e junte-lhes água até que estas fiquem completamente cobertas. Deixe uma pequena margem até à boca do balde para poder mexer.

2. Feche o balde.

3. Mexa a mistura a cada 2 dias. Ao final de um mês o fertilizante estará pronto e a cheirar bastante mal, daí necessitar de um balde com tampa!

4. Coe a mistura para utilizar como concentrado de fertilizante. Pode reutilizar as mesmas algas algumas vezes, portanto basta voltar a encher o balde com água e seguir os passos seguintes novamente.

5. Para preparar o fertilizante dilua o concentrado na proporção de 5 partes de água para uma parte de concentrado. Pode diluir ainda mais caso a cor do concentrado seja muito escura.

6. O fertilizante está pronto para ser utilizado na rega das suas plantas.

Também usar um pouco deste fertilizante num frasco de spray para borrifar as folhas das suas plantas. Este processo deve ser feito de manhã bem cedo ou ao final da tarde.